Hoje vamos falar de um assunto sério, e de extrema importância para os bebês: o teste do pezinho. É de extrema importância que você saiba que há a possibilidade das mamães conseguirem o teste do pezinho ampliado.
Você sabia que o teste do pezinho deve ser feito entre o segundo e quinto dia de vida do bebê? Com apenas 1 gotinha de sangue do calcanhar é capaz de garantir uma vida de saúde para esta criança. O teste do pezinho é o primeiro exame que a criança pode fazer em vida e que detecta até 53 tipos de doenças raras. Estas doenças são genéticas e hereditárias. Não há cura. Há somente tratamentos que amenizam sequelas e garantem um mínimo de qualidade de vida para quem convive com isso.
A Campanha
O SUS oferece um teste que tria 6 doenças e na rede particular é possível detectar até 53 patologias. A Campanha do Teste do Pezinho Ampliado precisa reunir 1 milhão de assinaturas em uma petição online e levar até o Congresso apresentando um Projeto de Lei e pedir que seja gratuito o exame ampliado para qualquer criança nascida no Brasil. A petição está no site www.pezinhonofuturo.com.br e também pode ser acessada pelo aplicativo Corrente do Futuro (disponível em IOS e Android) onde os influenciadores podem criar sua rede e serem embaixadores da causa.
No momento, o Instituto Vidas Raras está empenhado em oportunizar que mais famílias brasileiras tenham acesso ao exame que consegue fazer a triagem de até 53 enfermidades. Disponibilizado apenas na rede particular, o custo dele pode chegar até mil reais, a depender da região e do laboratório onde é realizado.
Para ajudar, basta assinar a petição que está no site www.pezinhonofuturo.com.br. Aproveite para compartilhar com seus amigos para que mais gente possa assinar a petição.