Pensa num lugar mara!!! Agora pensa num lugar mara, cheio de cultura, com uma infraestrutura de deixar qualquer um de queixo caído… Esse lugar é Berlin meu povo. Berlin foi uma das viagens que eu mais amei fazer e certamente voltaria pra fazer as mesmas coisas que fiz e mais um pouco, pois 5 dias não foram suficientes pra fazer tudo.
Resolvi fazer esse post com 10 dicas de Berlim baseadas em minhas experiências e roteiro, pra ajudar quem está pra ir pra esse lugar mara e pra deixar aquela vontadezinha de “quero conhecer” pra quem nunca se interessou em ir (acredite, eu nunca tive vontade de conhecer a Berlin, e agora quero conhecer a Alemanha inteira rsrs).
Eu fui pra Berlin a convite de Clue, um aplicativo que permite você organizar todas as informações sobre o seu ciclo menstrual e conhecer melhor seu corpo. (Pode acreditar, antes de usar Clue eu não fazia ideia como meu ciclo muda a cada mês, e como meu corpo responde de diversas formas. Me ajudou a controlar melhor minha TPM e saber período fértil essas coisas). Vale a pena baixar.
Aproveitei pra ir 5 dias antes do evento #BerlinAffair e conhecer melhor Berlin, mas vamos às dicas né?!
1. ROTEIRO
Fiz um roteiro ilustrado bem bacana, se você conseguir cumprir 70% vai ficar bem felizinho :D Compartilhei com vocês aqui (lembrando que o roteiro foi programado de acordo com o meu vôo de chegada e programação com a empresa, você pode adequar a sua necessidade).
2. PASSEIOS QUE VALEM A PENA
TOUR POR BERLIN DE SEGWAY
Eu recomendo o passeio de Segway, pois é muito divertido e dá pra render boas fotinhas. O único ponto negativo desse passeio é que o guia tenta correr o máximo pra dar tempo de conhecer os lugares e você fazendo os mesmos passeios alugando uma bike (que foi o que fizemos no segundo dia) você pode conhecer e tirar fotos com mais calma, mas mesmo assim recomendo pelo menos um dia de segway. É muito diferente e animado. [tohug] Eu reservei on line aqui (Meu guia foi o Patrick, ele fala um pouco de espanhol e inglês)
TIERGARTEN
Straße des 17. Juni – Tiergarten, 10785 Berlim
Jardim ENORME e lindo! É o Central Park de Berlin. Alugue uma Bike pra conhecer com calma e fotografar tudo. Vale super a pena ir.
ILHA DOS MUSEUS
Estação Friedrichstrasse
Tire um tempinho pra caminhar pela Ilha dos Museus e tirar fotos lindas por dentro e por fora.
MEMORIAL DO HOLOCAUSTO
Cora-Berliner-Straße 1, 10117 Berlin, Alemanha
Apesar de ir totalmente leiga pra esse lugar, depois que conheci e pesquisei sobre a história me emocionei de ter ido lá. Leia mais aqui
POTSDAM
Potsdam é uma cidade do leste da Alemanha, super fácil de chegar. Pegue o metrô em Alexanderplatz S7 e solte na estação final. Você pode alugar uma bike em Alexanderplatz e ir até lá com ela de metrô (não esqueça de comprar o bilhete especial de bike) e conhecer o palácio de mármore, conhecer o Cecilienhof Palace e andar por lá. No dia que fui estava chovendo muito e tivemos que voltar, mas certamente voltarei. (foto: Google)
3. COMPRAS
Acho importante lembra que nem tudo compensa comprar lá fora, pois nossa moeda não está valendo muita coisa. Converta sempre antes de fazer uma compra. Coisas muito baratas no Brasil, podem custar caro na europa, coisas mais caras tem mais chance de “compensar” como foi o caso da minha câmera, falei abaixo.
SONY CENTER
Bellevuestraße 5, 10785 Berlin, Alemanha
Um complexo com vários restaurantes, a famosa loja da Sony (foi lá que comprei minha câmera nova, e saiu quase 10 mil reais mais barato que no Brasil) e também onde fica o Legoland. Vale dar uma passadinha
MALL OF BERLIN
Maior Shopping de Berlin e meio ostentação também, mas tem lojas com preços acessíveis como Zara, H&M, MAC etc. Além disso no subsolo tem um mercado. Vale ir lá comprar coisinhas pra deixar no hotel quando bater uma fominha, e também pra levar pro Brasil.
ALEXANDERPLATZ
Um lugar bem legal pra você ir. Lá você consegue alugar bikes, comprar passeios, além de ter váááááárias lojas pra gastar, inclusive uma Primark enorme e lotada.
4. PRIMARK
Você vai surtar assim como eu, pois a loja é bemmmmmm barata (eu tô falando BEMMMMM barata mesmo), e tudo que você experimenta fica bom, pois a modelagem é parecida com a nossa. Porém fique atento na Primark da Alexanderplatz, ela é lotada de turista e você pode ser alvo de furtos.
5. SOBRE FARMÁCIAS
Melhores farmácias pra mim DM e Rosmann (na verdade nem sei se tem outras, mas essas foram as que fomos. Comparo a DM com a Drogaria Venâncio aqui do Rio, tem tudo e marcas conceituadas por preço acessível. Já a Rossamann é um pouco mais cara, tem uma boa variedade e você pira porque tem coisa pra dedéu). Lembrando que se você não comprar sacola na saída você tem que levar suas compras na mão. Se você comprar no ato a atendente lhe ajuda a colocar na sacola, se você não comprar a sacola no ato e resolver comprar depois que ela já passou as compras a atendente não te ajuda a colocar na sacola e você tem que colocar sozinha. Fiquei assim: Hãããã… Pensei: Que grosseria! Mas é o costume deles né?! Fazer o que ?! rs
6. COMIDA
Posso não ter dado sorte, mas nem com a ajuda do Trip Advisor eu consegui comer bem em Berlin. Comi todos os dias mal. Muita fritura, muita linguiça e salsicha (sei lá)… Uma dica é ir ao Café do Brasil quando você não estiver aguentando mais. É um restaurante brasileiro meio “alemãozado”, mas tem feijão e arroz e isso já ajuda rs. Além disso o atendimento é ótimo. Conheci o dono que é um alemão casado com uma brasileira, o chefe que é um brasileiro e eles foram uns fofos com a gente. Fizeram até ovinho frito que pedimos. Fica em Dudenstraße 2, 10965 Berlin, Alemanha (dá pra ir de metrô soltando em Platz der Luftbrücke)
7. CLIMA
Se você não gosta de frio a melhor época é de Julho a Setembro. Não pega calor nem frio insuportável. Achei o clima bem louco. Chovia 10 minutos e voltava com um sol lindo, daqui a pouco chovia de novo (fui em setembro). Mas gostaria de lembra que pesquisei muito sobre Berlin, e os outros meses são de frio (Muito frio mesmo!) e neve.
8. COMO SE LOCOMOVER?
Melhor locomoção pra nós foi Bike e Metrô. Pagamos € 13 euros por dia o aluguem da bike e com ela andamos a cidade toda. O metrô você paga bem baratinho e também anda a cidade toda. Tem UBER, TAXI UBER e TAXI normal pra quem gosta de coisas mais normais rs. Em dias de cansaço andamos de Uber Taxi pra cima e pra baixo. Bem eficiente e mais barato que o Taxi convencional. Uber X é bem difícil de achar em Berlin.
9. HOSPEDAGEM
Ficamos no Meliá Berlin. Dou nota 10 pra esse hotel. Limpeza, atendimento, café da manhã, localização… nota 10 mesmo. Recomendo! (Reservei pelo Booking)
10. COISAS IMPORTANTES QUE VOCÊ DEVE SABER
- Acho importante lembrar que não há catracas no metrô pra você pagar a passagem. Vai da sua consciência pagar pra andar, porém se tiver fiscalização e você for pego andando de metrô sem pagar a multa é nada mais nada menos que € 200 euros. Se não tiver pra pagar vai preso
- Apesar de Alemão ser a língua local, todos falam inglês. Alguns meio “alemãozado”, mas eles se esforçam pra lhe ajudar.
É isso gentemmmm, espero que gostem das diquinhas e se tiver alguma dúvida comenta aí. Não deixe de ver o vídeo, mostrei tudimmmmUm beijooooooooooooooooooooo
http://yolocaust.de